Vaidade de vaidades

“Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” Ec 1.2

SONY DSC

Meninas! Hoje o post é pra vocês, mas acredito que um menino também possa tirar ensinamentos dele. Pelo título e o versículo no início já deu pra ter uma ideia do que será tratado, né? Pois é… vaidade. Essa palavrinha não é tão comum em nosso dia a dia, mas a realidade dela é super presente, às vezes ela vem metamorfoseada por um elogio “Que menina vaidosa!” ou por um incentivo “Você precisa se cuidar mais menina, ser mais vaidosa!”. E nós precisamos estar ligadas pra discernir até onde a tão famosa vaidade pode ir ou não em nossas vidas.

Cada vez mais a sociedade tem influenciado as pessoas e sobremodo as mulheres a serem belas, arrumadas, a terem muitas coisas. As revistas e sites para adolescentes mostram e incentivam isso praticamente o tempo todo, a televisão só mostra mulheres bonitas e bem vestidas como as que são as mais populares, as que todos querem estar perto, as mais famosas. Os ídolos estão sempre de acordo com a última moda e querendo ou não, tudo isso acaba chegando até nós, meninas do Reino, que também vivem no mundo como qualquer outra pessoa. Muitas meninas passam muitas dificuldades nessa área, porque os valores do mundo acabam tendo mais peso do que os valores do Reino de Deus. É preciso estar antenada com a Palavra de Deus e guarda-la no coração(Salmos 119.11) para pensar como Deus quer que pensemos e não pecar contra Ele.

O mundo quer fazer uma lavagem cerebral em nós, tentando de todas as formas fazer com que vivamos os seus padrões, mas a Palavra do Senhor diz em Romanos 12.2 para não nos amoldarmos ao padrão deste mundo, mas para que transformemo-nos pela renovação de nossa mente, somente assim seremos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Ou seja, é preciso nos transformar através da renovação de nossa mente! Todos dizem(às vezes não com palavras) que para sermos aceitas, precisamos ter muitas roupas e as da última moda, ter sempre o cabelo impecável, as maquiagens mais bonitas, sapatos de marca e dos mais variados tipos… mas será que precisamos mesmo?! Será que como servas de Deus, o que nosso Dono exige é realmente isso? Deus está muito mais interessado no estado do nosso coração do que na nossa aparência, Ele não vê como vê o homem (1 Sm 16.7), Ele é quem nos dá nosso real valor.

Devemos ser meninas que buscam a Deus de verdade, que desenvolvem qualidades espirituais, que querem ser como Jesus, que sabem o valor que Deus nos dá e por isso vivem de acordo com esse valor. E por que se importar mais com a vontade de Deus do que com a opinião do mundo? Porque “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” 1Jo 2.17, o mundo é passageiro e tudo o que ele exige de nós também é. Mas nós somos cidadãs do céu(Fl 3.20) e a nossa pátria não é este mundo. As pessoas só vivem em busca de vaidade e mais vaidade porque têm a alma vazia, não conhecem a Deus e por isso precisam se encher de alguma coisa. Mas você menina, princesa de Deus, você já é cheia – cheia do Espírito Santo(1Co 3.16; 1Co 6.19). E essa é a melhor beleza que você pode mostrar ao mundo, a beleza quem vem de um coração rendido ao Senhor, porque afinal, já que o coração alegre aformoseia o rosto(Pv 15.13), e se em Cristo somos felizes(Mt 5.3-12; Lc 10.20b), porque investir tanto dinheiro em coisas materiais pra ficar bonita, se o que realmente nos faz ser belas é de graça?

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao SENHOR será elogiada”      Pv 31.30

 

“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.” 1Pe 3.3-4

Meninas, não é errado se cuidar e querer estar bonita. Isso é bom, mas entendam que não é isso que as fará realmente bonitas. Se nos preocuparmos somente com o exterior e o interior for deixado de lado, um dia tudo isso passará e somente nos restarão rugas, insistentes cabelos brancos e um coração fosco, sem brilho. Nós não precisamos de um zilhão de roupas e maquiagens e sapatos para sermos fisicamente bonitas, isso além de exagero é investir em coisas que não precisamos de fato. Invista no que precisa, se cuide e busque em Deus como ter a fonte da beleza eterna, nEle você encontra.

“Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no Teu caminho.” Sl 119.37

 

God Bless You ;))

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s