Vencendo a ansiedade

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. ”     Filipenses 4.6-7

Para os meus amigos mais próximos este assunto talvez já esteja manjado. Digo isso, pois, há algum tempo, fui diagnosticada com Transtorno de Ansiedade. Mas na verdade, há muito mais tempo eu vivi com este mal. Note que eu disse que vivi, o que é diferente de lidar. Vivi momentos muito complicados em meio a diversas crises, perdendo as esperanças e cheia de dúvidas. A ansiedade parece ter tomado conta de mim; não só dos meus pensamentos, mas do meu corpo, fisicamente falando. Coisas corriqueiras se tornavam abismo para mim. Se algo não acontecesse dentro do que eu havia planejado ou pensado, minha mente mais do que rapidamente criava uma série de hipóteses ruins para explicar o porquê de as coisas mudarem de rumo. Em seguida, meu corpo ficava trêmulo, meu estômago embrulhado e vinha aquela sensação de angústia que parecia ser a morte chegando (acredite, não é exagero!).

Eu não sabia lidar com a ansiedade. O pior momento foi quando ela conseguiu atingir a minha relação com Deus, no mais íntimo. Passei a ter dúvidas sobre a salvação, sobre ser filha de Deus, sobre Ele existir e me ouvir. Isso foi suficiente para me lançar num período depressivo. Vamos para a parte boa. Sabe o resultado disso? Eu entendi o que a bíblia diz em Romanos 8.28:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Mesmo em meio às minhas dúvidas, mesmo sem ter certeza de que Deus poderia me ajudar, eu me sentia perdidamente atraída a buscá-Lo (quer bem maior que esse?). E assim o fiz. Busquei como nunca antes. E lógico, Ele foi extremamente fiel, me dando palavras de conforto. Duas são muito especiais e gostaria de compartilhar. A primeira foi em Jeremias 1.5:

Antes que eu te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei: um profeta para as nações te constituí.

Percebi que sempre fui e sempre serei Dele. Ele é meu dono e minha vida é pra Ele. Em seguida, I Pedro 5.7:

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Ele cuida de tudo pra mim. Basta entregar tudo a Ele.

SE (255)

Uma das primeiras vezes que conversei com um pastor (que é psicólogo também) sobre ansiedade, ele me disse que o primeiro passo era me aceitar, pois Deus me conhece exatamente como sou e me ama assim mesmo. Ele quer e pode me ajudar a mudar, mas Ele me ama do jeito que sou. Hoje ainda passo por momentos de ansiedade, mas Deus me ensina a cada dia a lidar melhor com isso. Estou passando por um processo e tem sido maravilhoso vencer em Deus e com Deus.

Acredito que foi o próprio Deus quem me permitiu viver com a ansiedade. Sim, pois através dela eu me acheguei a Ele. Foi uma dor que me levou a conhecê-Lo melhor. E isso faz todo o processo doloroso valer à pena.

Talvez seu problema não seja ansiedade. Talvez sim. O que importa é que independente do seu problema, você precisa encontrar nele uma oportunidade de estreitar sua relação com o Pai.  Entregue-se, fale tudo pra Ele. Experimente a delícia de ter intimidade e vencer desafios com Deus.

Um forte abraço em Cristo.

Tamar Lins

Anúncios

Um comentário em “Vencendo a ansiedade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s