Seja forte e corajoso!

tumblr_lpzg0gNIqd1qi6dg9o1_500

Ao longo do livro de Deuteronômio, temos registradas várias instruções e direcionamentos de Moisés para o povo de Israel. Após quarenta anos de caminhada, eles finalmente estavam ali, a pouco de distância da terra prometida. Deus já havia avisado a Moisés que ele não entraria na terra, porque foi, juntamente com seu irmão Arão, infiel em determinado momento para com Deus(Dt 32.51-52). E já que Moisés morreria, o povo precisava de outro líder. Deus escolheu Josué, e antes de morrer, Moisés impôs as mãos sobre ele e anunciou-o ao povo.

Agora vamos imaginar a situação de Josué: ele tinha que conduzir todo um povo (enorme povo, diga-se de passagem), à terra que Deus havia prometido e que perseguiram por 40 anos. Ele viu vários milagres e maravilhas que Moisés havia operado entre o povo, e viu de perto a intimidade dele com Deus, como ele liderava o povo com grande sabedoria e poder do Senhor. Em Dt 34 diz que Moisés morreu aos 120 anos, mas nem seus olhos e nem seu vigor haviam enfraquecido e de que em Israel nunca mais se levantou profeta como ele, a quem conheceu a Deus face a face, além de tantos outros feitos. Josué tinha tudo pra ficar temeroso, não é mesmo?! Ele substituiria Moisés!

A Bíblia não fala de Josué tremendo na base por ter a incumbência de liderar o povo de Israel no lugar de Moisés, mas registra todo o ânimo e incentivo da parte de Deus para ele. Deus sabia que não seria uma tarefa fácil, mas o fortalece e faz questão de que Josué saiba que não estará sozinho e de que Deus estaria ao lado dele, dando forças e sustento naquela caminhada. O Senhor havia escolhido Josué e portanto, estaria com ele na missão de conduzir o povo para herdar a terra.

“Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.” Josué 1.5-6

Quando Deus nos escolhe para uma missão específica, Ele faz assim como fez com Josué. Nos confirma sua presença e nos dá forças pra continuar. Como somos humanos, é muito fácil a gente ficar com medo, pensar em desistir, achar que não conseguiremos… mas nós temos uma Palavra que nos incentiva, em todos os seus livros, a viver uma vida que agrada a Deus e que seja toda pra Ele. Uma vida que anda nos trilhos da vontade de Deus, consegue escutar tudo que Ele tem pra dizer. Josué tinha intimidade com Deus, por isso conseguia ouvi-lo. Ele foi preparado para aquela missão (havia sido auxiliar de Moisés – Js 1 .1), e quando chegou a hora, Deus falou com ele e fez com que ele percebesse que não estava só. Assim é conosco. Não sei qual é sua missão, o que é aquilo que Deus te mandou fazer, mas de algo eu tenho certeza: se foi Ele quem mandou, seja forte e corajoso, porque Ele estará com você. A Bíblia nos diz que o Senhor não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio(2 Tm 1.7). Se agarre a essa verdade e siga em frente. Ser forte e ter coragem, não significa não ter medo e receio, mas sim, enfrenta-los. Significa acreditar que o Deus de Josué é Seu Deus também, e se Ele disse pra Josué “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Js 1.9), dirige as mesmas palavras pra vc também!

O maravilhoso de cumprir a vontade de Deus, é que a certeza de que Ele estará com a gente sempre vai nos seguir. Creia nisso e atravesse o seu Jordão, entre na sua terra prometida, cumpra aquilo que Deus separou pra sua vida e agrade o coração de Deus assim como Josué agradou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s