Qual é a sua Identidade? #parte1

11111

Duas semanas atrás compartilhei a palavra com alguns irmãos numa igreja super benção do meu bairro e senti o desejo de trazer para vocês aqui no blog um pouco do que eu falei por lá. Foi um momento muito especial onde Deus falou conosco sobre identidade.

Já tem algum tempo que venho sendo ministrada por Ele sobre identidade e nesse tempo, lendo um artigo acadêmico para um trabalho da faculdade, me deparei com a seguinte definição: “Identidade é a consciência que o indivíduo tem de si mesmo, dentro do mundo em que vive”. Ou seja, é saber quem você é e por que está aqui. E um grande problema que tenho visto entre o povo de Deus é a falta dessa consciência. Porque se não sabemos quem somos e não temos noção de que nossas vidas tem um propósito, vamos querer ser o que não fomos chamados para ser.

Mas há dentro de nós uma necessidade de nos afirmarmos onde estamos, de construirmos nossa identidade, mesmo que não tenhamos noção disso. Quantas vezes nessa busca por sermos alguém ou nos reconhecermos como alguém, procuramos todo tipo de referência. E a mídia, por estar em todos os lugares, acaba entrando sorrateiramente e ganhando espaço em nossas vidas e em nossos valores sem ao menos percebermos isso. A mídia impõe um padrão de ser que nos atrapalha (não raras as vezes) a viver nossa identidade de forma plena no Senhor. São propagandas, atores e atrizes, cantores, blogueiras, novelas, o mundo da moda, etc. que insistentemente querem ditar estereótipos: Só é bonito quem é assim, só tem estilo quem é assado. E muitos, por se sentirem tristes por quem realmente são (não correspondem ao ideário midiático), tentam desesperadamente se adequar a esses padrões. Mas entenda algo: seu corpo, seu cabelo e estilo não determinam quem você é.

No primeiro livro de Samuel é dito que Deus não vê como o homem vê, porque as pessoas olham a aparência, mas Deus o coração. Ele é o Deus que sonda o mais profundo do nosso ser, todos desejos, vontades mascaradas, pecados escondidos, sonhos que não contamos para ninguém… Ele conhece tudo isso e até aquilo que não sabemos sobre nós mesmos. E isso porque Ele é o Deus que planejou nossas vidas, teceu nossos corpos detalhadamente dentro do ventre materno. Quando tiver um tempinho lê o Salmo 139; é uma grande declaração do salmista sobre um amor íntimo e detalhista de Deus.  Mas, como vínhamos falando, se o mundo vê exteriormente , mas Deus vê o coração, é exatamente por isso que só Ele pode dizer quem somos.

E a primeira coisa que precisamos entender para saber qual é a nossa identidade:  Somos filhos de Deus.

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.”
João 1:12,13

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”
Romanos 8:14-16

Apesar de ouvirmos sempre por aí “[…] Afinal, também sou filho de Deus”, isso não se constitui exatamente em uma verdade. Ser filho é diferente de ser criatura. Somos adotados como filhos a partir do momento que recebemos Jesus como Senhor e Salvador, reconhecemos Seu sacrifício por nós, temos um coração totalmente convertido e passamos a viver guiados pelo Espírito. Isso é o que nos torna participantes da família de Deus como filhos. Todos são criaturas, mas nem todos são filhos.

Para compreender quem somos, é necessário saber quem somos em Cristo. E nEle fomos feitos filhos de Deus. Quando eu entendi que sou nova criatura em Cristo, que fui criada para a glória de Deus, tudo mudou. Minha perspectiva de mundo, meus propósitos, minhas vontades… Porque simplesmente não dá pra continuar vivendo uma vida “normal” após entender tudo isso. Porque essa realidade exige mudança de vida. Requer sacrifícios e renúncias, mas também nos proporciona uma vida com propósito, uma vida de salvo, uma vida extraordinária. E vida extraordinária não é fazer grandes coisas e sim, fazer aquilo que fui chamado pra fazer.

Saber sua identidade, portanto, passa por entender quem você é em Cristo e o que Ele quer que você faça aqui na terra. Nesse texto falamos um pouquinho sobre nossa identidade como filhos de Deus e para não ficar muito grande, no próximo texto vou falar sobre nossa função aqui na terra/chamado/propósito.

Espero que você volte para ler a continuação 😉

**

❤ Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Anúncios

3 comentários em “Qual é a sua Identidade? #parte1

    1. Amém!! Isso aí.. como diz o breve catecismo de Westminster: o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre!
      Bom te ver por aqui, amigo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s