{Resenha} Série Cris – Robin Jones Gunn

Já estava com saudades de escrever resenhas para o blog. Desde a última, já li alguns livros e parei pela metade, mas nesse tempo também conheci uma série maravilhosa: A Série Cris. Eu tenho os livros em PDF há algum tempo e até iniciei o primeiro livro, mas não continuei (outras histórias acabaram me chamando mais atenção). Quando então, decidi voltar a ler, não parei mais. A Série possui 12 livros e conta a história da adolescência de Cristina Miller, personagem principal.

Série-Cris (1)

Livro 1 Promessa de Verão / Livro 2 Segredos e Surpresas / Livro 3 Seu para Sempre /     Livro 4 Coisas do Coração / Livro 5 Ilha dos Sonhos / Livro 6 Um brilho de Esperança / Livro 7 Amigas pra Valer / Livro 8 Noite Estrelada / Livro 9 O amor pode esperar / Livro 10 Tempo de Amar / Livro 11 Coração Partido / Livro 12 Uma promessa é para sempre

Autora: Robin Jones Gunn

Editora: Betânia

Os livros foram escritos entre 1988 e 1994 e, portanto, tanto as capas quanto alguns detalhes da história nos remetem a esse tempo. O estilo de corte de cabelo e roupas descritos pela autora deixam bem claro o que estava em alta na adolescência da época. Nos Estados Unidos, país onde a história se passa e também onde a autora reside, já houve outras edições e revisões e as capas dos livros já estão mais “atualizadas”, se podemos assim dizer. Apesar de serem 12 livros, são todos curtinhos, estando o número de páginas por volta das 130 a 150.

O primeiro livro da série, Promessas de Verão, começa narrando as férias de Cris Miller, uma menina de 14 anos moradora do Wisconsin que é convidada por seus tios Marta e Bob para passar o verão na casa de praia deles em Newport, California. Cris é uma garota obediente aos pais e se veste da forma simples de uma menina do interior. Sua tia, que é o oposto dela e de sua mãe, uma mulher elegante, fina e rica tenta adequar Cris a sua forma de vida e por isso a menina acaba mudando o cabelo, as roupas, os lugares que ia… Mas não o coração. Com o incentivo de sua tia, sempre vai à praia, que é em frente à casa que está hospedada, para tentar fazer amigos e entre micos e vergonhas, ela acaba fazendo amizade com algumas pessoas que trarão inúmeros ensinamentos para sua vida. Dentre eles está o Ted, um surfista alto e loiro que rapidamente arrebata o coração de Cris. O que ela não esperava era o fato de Ted ser cristão e acabar lhe ensinando tantas coisas sobre Deus. Ela, que também era cristã, frequentadora de uma igreja pequenininha em sua cidade, começa a olhar Deus com outros olhos, para além da religião.

Cris passa a enxergar que precisa entregar a vida a Cristo e se arrepender dos seus pecados para ser salva. Com a influência dos amigos cristãos de Ted, que acabam tornando-se seus amigos também, ela se aproxima verdadeiramente de Deus. É claro que isso não impede a sua vontade de ser “vista” com outros olhos pelo Ted e suas tentativas para que isso acontecesse. Aos poucos, o que era apenas uma atração por Ted passa a se transformar em um gostar de verdade e o amor dela por ele perpassa toda a série em um misto de pureza e esperar em Deus.

Os livros seguem a ordem cronológica da adolescência de Cris, mostrando seus conflitos com a família, amigos, romances, escola, etc. Eu fiquei encantada com a maneira que a autora conduziu esses livros porque nunca tinha lido algo igual. Ela não coloca um enredo onde você lê ansiosamente para saber se no final o mocinho (ou a mocinha, no caso) se dará bem. Ela vai construindo e apresentando ao longo das histórias, assuntos centrais que permeiam a adolescência. Ficou claro para mim que o objetivo da autora era passar ensinamentos eternos e de maneira prática para os adolescentes cristãos. Ela trata de assuntos como fé, amor, salvação, serviço a Deus, namoro e tantos outros temas que apresentam ao leitor a essência de uma vida cristã genuína e o processo disso. E Robin não faz isso de forma superficial. A profundidade com que ela lida com esses assuntos, mas ao mesmo tempo de forma tão leve e natural faz com que ela seja uma autora excepcional.

Apesar de estar às portas dos 22 anos, me considero com um coração adolescente, hehe, o que se demonstra em meu desejo de trabalhar com essa faixa etária e cuidar deles. Gosto de ler esse tipo de livro até pra poder indicar pra galerinha lá da igreja e como eu gosto de escrever também para eles, é bom ler autores que fazem isso há bem mais tempo que eu. Ler essa série lembrou meus tempos de garota e também resgatou muitas coisas do céu em meu coração. Inclusive o post passado, sobre sermos intencionais (leia aqui), surgiu de reflexões que eu vinha fazendo ao ler esses livros. Deus trouxe-me a memoria lições importantes sobre amor a Ele e aos outros, serviço, chamado… Eu li os livros em PDF, mas tenho um desejo imenso de comprar a série completa e estou esperando um relançamento no Brasil para poder fazer isso, a fim de ter os livros com as capas atualizadas e tudo mais. E não tenho dúvidas de que esse é o tipo de série que vou fazer questão que minha sobrinha (que tem 3 aninhos) e minha futura filha(se Deus me conceder uma <3) leiam!

Então é isso galera,  foi muito bacana para mim escrever essa resenha, porque a história de Cris Miller tem com certeza um cantinho muito especial em meu coração.

Anúncios

6 comentários em “{Resenha} Série Cris – Robin Jones Gunn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s