{Resenha} Série Selena – Robin Jones Gunn

Algum tempo atrás escrevi um post aqui no blog falando sobre uma série de livros que conquistou meu coração: a Série Cris (leia aqui), escrita pela Robin Jones Gunn. Depois de ler os doze livros, procurei outras obras da autora e então descobri que a Robin tem um gosto especial por escrever longas séries. O interessante é que a maioria delas estão ligadas de alguma forma, há personagens comuns a todas. E é claro, que o ponto de partida é sempre a partir da primeira série, a da Cristina Miller.

Hoje vou falar um pouquinho da Série Selena, a que vem logo após a da Cris. É composta por também doze livros muito bem construídos em torno da adolescência de uma menina de espírito livre e belos cabelos cacheados chamada Selena.

Selena conheceu Cris e sua melhor amiga Katie, em uma viagem missionária para a Europa (que é onde se passa o último livro da série Cris) e na volta pra casa, no aeroporto, conhece um rapaz chamado Paul que vai perturba lhe o coração. Paul é filho de pastor, mas não leva a vida com Deus a sério e Selena não perde a oportunidade de falar a ele sobre Jesus. O interesse dela pelo menino dos olhos azuis cinzentos permeia toda a história e traz grandes surpresas e algumas decepções. Selena desembarca no estado do Oregon, nos Estados Unidos e vai para a casa da avó May: onde será seu novo lar. Ela morava no interior da Califórnia antes da viagem missionária, mas por conta das condições de saúde da avó que morava sozinha, toda a família se muda para a casa em estilo vitoriano construída pelo já falecido avô de Selena. A história inicia-se então, em torno da mudança de realidade, colégio e amizades de Selena.

Afinal largou o papel. Não lhe adiantaria nada ficar “sonhando” com Paul. Já fizera isso antes e só servira para deixá-la com uma profunda ansiedade que não poderia satisfazer. Não queria sentir isso de novo. Bem no fundo do coração, sabia que queria seu amor focalizasse em Deus, o único que poderia dar-lhe toda a satisfação que desejava. Não queria mais viver ao sabor das emoções, em que as fantasias e imaginação aniquilavam a realidade.

[Livro 10 – Vá em Frente, Selena!

 

Como era de se esperar, os livros são muito bem escritos e trazem inúmeros elementos preciosos, cheios de valores do Reino. Selena é uma adolescente cristã como qualquer outra, que tem dificuldades em ler a bíblia, se interessa por garotos, passa por conflitos nas amizades e tem de lidar com as dificuldades na escola. A personagem é muito sincera e totalmente cheia de opinião e independente mesmo aos 16 anos.

Assuntos como relacionamentos em família e com o sexo oposto, serviço a Deus, trabalho missionário, pregação do evangelho aos amigos próximos  permeiam a história.

Bom, apesar de ser uma ótima série e trazer reflexões fantásticas sobre a vida e tudo o mais, eu achei que a autora se demorou muito e no final, a história, pelo menos pra mim, ficou um pouco cansativa. É um enredo muito bom, mas que não considero melhor que a Série Cris. Porém, eu entendo que a autora teve um objetivo ao demorar-se tanto em alguns assuntos e na história em geral. Os livros são para edificação da galera adolescente, então ela foi trabalhando aos poucos e muito cuidadosamente nesses elementos e verdades bíblicas.

 

Você é como aquela flor amarela, destacando-se no meio de tudo, contrastando com tudo que é medíocre. Suas palavras são como um vibrante toque de clarim, num mundo cheio de vidas pálidas e espinhentas. E sabe o que mais? No dia em que a conheci, eu disse algo que agora vou repetir: não mude nunca, Selena!

Com carinho, Paul.

[Livro 11 – Mais Perto que Nunca]

Vale a pena ler e ser edificado pela escrita tranquila e envolvente da Robin Jones. Li em um blog que foi lançado o 13° livro da série Selena, mas não consegui encontra-lo na internet. Eu li todos os livros em PDF e já procurei para comprar, mas no Brasil ainda não foram republicados. As capas, como podem ver pela foto do post, são bem estilo anos 2000. Nos Estados unidos a série foi relançada recentemente, e aguardo ansiosamente o dia que os livros da Robin vão ganhar cara nova aqui no Brasil também! (e enfim, vou poder comprar os livros físicos!)

 

God Bless You!

Anúncios

6 comentários em “{Resenha} Série Selena – Robin Jones Gunn

    1. Ah, esses livros da Robin sempre conquistando nossos corações ❤
      Muito obrigada por ter me apresentado o livro 13! Já abri aqui! Vou começar a leitura.
      Deus te abençoe muuuito querida!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Eu sou apaixonada pela série Selena,né edificou muito.li até o volume 7.voce por acaso não tem o restante para mim acabar de ler?
    Se tiver e puder por favor me mandar no email.
    Obrigada
    Deus abençoe.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s